O centro de BTT de Pampilhosa da Serra é constituído por edifício de balneários, instalações sanitárias, estação de serviço para bicicletas, uma rede de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados com cerca 122 Km e 4 níveis de dificuldade.

Ao percorrer a vasta rede de trilhos, viajará por caminhos rurais, aldeias do xisto, áreas de rede natura 2000 (grande diversidade da fauna e da flora), paisagens únicas no país, rodeando a albufeira de Stª Luzia, em Casal da Lapa. Esta rede de trilhos localiza-se em zonas de grande dificuldade técnica, onde parte dos trilhos se situam a cotas elevadas por vezes superiores a 1.300 metros.

Este centro de BTT é uma infraestrutura turística e desportiva dirigida a todos quanto pretendam entrar no mundo "Pampilhosa da Serra: Inspira Natureza", em especial aos praticantes de BTT.

O centro está situado na confluência de uma rede de percursos pedestres que liga as aldeias do xisto de Fajão a Janeiro de Baixo e posteriormente a vila de Pampilhosa da Serra (praia fluvial e hotel) ao centro de BTT.

Visitar Pampilhosa da Serra é ligar-se à natureza, à história e à tradição.